Novo Rol de procedimentos ANS - 2018

27/11/2017 14:42

A ANS disponibilizou no dia 08 de novembro 2017 o novo Rol de procedimentos e eventos que passam a ser cobertos obrigatoriamente pelos planos de saúde.

O novo rol de procedimentos entra em vigor a partir de janeiro de 2018 e os planos de saúde terão mais 18 novos procedimentos entre exames, terapias e cirurgias, que atendem diferentes especialidades, além de medicamentos orais contra o câncer.

A novidade para este novo Rol é a incorporação de um medicamento para tratamento da esclerose múltipla.

De acordo com a ANS serão 42,5 milhões de beneficiários, que possuem planos de assistência médica, que serão beneficiados. O Rol é obrigatório para todos os planos de saúde contratados a partir  da Lei nº 9.656/98, os chamados planos novos ou os que foram adaptados de acordo com a lei.

A questão é: qual o impacto financeiro do novo Rol para as operadoras de saúde? A FenaSaúde (Federação Nacional de Saúde Suplementar) divulgou uma estimativa de R$ 5,4 bilhões de reais, o que equivale a aproximadamente 4% do total das depesas assistenciais em 2016.

Por este motivo, é essencial que as operadoras tenham sistemas que auxiliem no gerenciamento estratégico dos custos assistenciais, pois sem estratégia em um mercado onde os custos aumentam cada vez mais, não há organização que se torne sustentável.


FenaSáude - http://cnseg.org.br/fenasaude/servicos-apoio/noticias/fenasaude-estima-que-impacto-com-o-novo-rol-da-ans-pode-chegar-a-r-5-bilhoes.html

ANS - http://www.ans.gov.br/aans/noticias-ans/sobre-a-ans/4192-planos-de-saude-vao-oferecer-18-novos-procedimentos-a-partir-de-2018

Lista completa de procedimentos e eventos incorporados. - http://www.ans.gov.br/images/Lista_Incorpora%C3%A7%C3%A3o_Final.pdf

 

Imagens